“A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”( Fróes)
Através do blog temos a possibilidade de interagir com outras pessoas.
Então pretendemos saber sobre o papel do uso da tecnologia na escola:
POR QUE USAR TECNOLOGIAS NA ESCOLA, COMO USAR, QUE PROPOSTA PEDAGÓGICA DEVE EMBASAR ESTE USO E, PRINCIPALMENTE, COMO ROMPER COM A PRÁTICA MERAMENTE INSTRUMENTAL?
LEMBRANDO QUE TECNOLOGIA NÃO É SÓ O COMPUTADOR, MAS A TV, DVD, REVISTAS, JORNAIS...
Dê sua opnião, Comente!
21 comentários:
A aprendizagem é construída através de informação, cada vez temos mais informação e não necessariamente mais conhecimento, no contexto escolar precisamos organizar essas informações, para que possamos produzir conhecimento. Com as novas tecnologias hoje a internet é uma ferramenta fundamental para a pesquisa. O acesso fácil e rápido a portais de busca, a artigos, matérias por palavras-chave facilitam em muito o acesso às informações necessárias, são milhares e milhares de informações, acredito que o uso das tecnologias na escola hoje em dia seja necessário por isso, pelo grande leque que abre em busca de conhecimento. E com toda está informação chegando ao aluno, o papel do professor é fundamental, e de muita importância, o professor tem de ser o mediador e organizador desse processo, um avaliador dos resultados. Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas, por isso é importante que se faça um planejamento adequado para a utilização desses recursos. Por mais rico em animações, vídeos e conteúdo que um aplicativo seja, ele não produzirá resultado algum se não for trabalhado de forma a contribuir para a aprendizagem do aluno. “Os desafios para realização de um trabalho eficiente em relação ao uso das tecnologias na educação são grandes, a utilização adequada das tecnologias representam uma oportunidade única de inserir a escola como uma instituição voltada para a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento de habilidades que se tornem competências nos alunos. Em um mercado competitivo como o Educacional, a escola que desenvolver uma proposta eficiente e de resultados com o uso das tecnologias, certamente terá um referencial que fará a diferença.”
A tecnologia está aí, embrenhada em nossa vida, já não há como sobreviver sem ela!
Então, é de suma importância que esse avanço aconteça também dentro da sala de aula. O conhecimento é produzido de maneira constante, quanta coisa foi descoberta enquanto digito essas palavras! E o aluno tem acesso a ela quase que imediatamente através da internet, da TV, das revistas e jornais, e o professor precisa estar ciente disso e usar toda essa informação a seu favor, nas atividades em sala de aula.
Uma aula na Sala Informatizada produz tanto conhecimento (ou mais) quanto uma aula em classe normal, e com a vantagem de conseguirmos manter a atenção dos alunos por mais tempo.
Cabe ao professor perder o medo do novo, buscar atualizações para poder usar todos os recursos disponíveis.
Vamos lá, professores, mãos à obra!
A necessidade de transformar e inovar as aulas tem levado a maioria das escolas ao uso de novas tecnologias e a repensar metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente. Dessa forma, a pesquisa em sala de aula e o uso das tecnologias e da internet têm lugar de destaque no cenário educativo.
Em nossa escola o uso das tecnologias com alunos surdos, cegos e visão subnormal, permite o acesso às informações e descobertas encantadoras. Os computadores através de softwares específicos como leitor de voz e telas especiais para ampliar a leitura e escrita possibilitam a estes indivíduos sem dúvida uma fantástica viagem a um mundo de pesquisas e informações.
Gostaria de lembrar também que o conceito de tecnologia é muito mais abrangente, tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam, a forma como os organizamos em grupos, em salas, a forma de olhar, de gesticular, de falar com o outro, o livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para a aprendizagem o gravador, o retroprojetor, a televisão, e o DVD, também são tecnologias muitíssimo importantes que dão suporte ao nosso fazer pedagógico se utilizados adequadamente.
Devemos lembrar sempre, que o aprender não está centrado no professor, mas no aluno, e sua participação determina a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, o trabalho em equipe promove o compartilhamento das idéias e das experiências, a necessidade de aprender a aprender, desenvolvendo-se, assim, habilidades para a era da informação.
Ivani
O computador funciona com um instrumento facilitador da aprendizagem, depois da internet mudou-se a maneira de fazer pesquisas, tudo o que se procura é encontrado através de um “clic” no computador, de maneira dinâmica e dialógica, tendo acesso às notícias no momento em que elas acontecem.
O uso do computador em nossas aulas contribui para uma prática pedagógica mais interessante, mais dinâmica, menos centralizadora; possibilitando ao aluno o ato de criar, pensar, manipular.
O computador não substitui o professor. Ele é apenas um recurso que deve ser utilizado para atingir os objetivos propostos e melhorar a qualidade do ensino.
a tecnologia e fundamental no ensino de hoje, o computador e a internet poe o mundo inteiro interligados e serve muito para o aprendizado, mas o seu uso deve ser monitorado constantemente para evitar siters rlacionados a pornografia ,e etc.
a tecnologia e algo constante em nossa vida e evolui muito rapidamente , todos os alunos devem estar conectados com o mundo da tecnologia , aprendendo desde cedo o seu uso obtendo assim um conhecimento muito grandioso para sua formação continua .
A tcnologia é algo presente hoje em nossas escolas e , nós professores, devemos saber usá-las a nosso favor e nao deixá-la que torne nossa maior inimiga.
As crinças cada vez mais cedo aprender a usar o computador, a manipular o controle da TV..Alem das tecnologias cada vez mais modernas, como os computadores de bolso, os mp3, 4, 5...10..., e tantas outras.
A aprendizagem deve ser focada no aluno. Assim deixar as tecnologias fora da escola é deixar a realida atual dos alunos fora do portao das escolas. desta forma, com a sociedade que temos hoje, cada vez o aluno ficará desmotivado com nosso ensino.
Por isso, devemos aprender a usar os diversos meios tecnologicos e usá-lo como instrumeno de trabalho a nosso favor. Lembrando que nenhuma tecnologia atualmnete substitui o professor.
Mas. infelismente, esbarramos num sistema sem recursos (ou talves má distribuição dos recursos) que faz com que essas tecnologias fiquem longe das escolas e, em muitos lugares, o professor acaba perdendo seus alunos para elas.
Por exemplo, algumas escolas do municipio que trabalho recebem apenas um computador para atender a 200 alunos.
Leandro
È impossível pensar a construção do conhecimento atualmente sem o uso das tecnologias. Elas estão presentes em nosso dia-dia e não podem ser deixadas de lado no processo ensino-aprendizagem.
Ao professor cabe estudar fundamentos a respeito de motivação, condicionamento, aprendizagem por resolução de problemas e sobre as contribuições da psicanálise para a educação. Mas somente isto não basta atualmente. É preciso conhecer e utilizar tecnologias em suas aulas. TV, DVD, data show, aparelho de som, computador, internet, aparelho de som podem ajudar muito no desenvolvimento das aulas e facilitar o processo aprendizagem do aluno.
Para muitos profissionais da área de educação ,assim como estudar fundamentos e concepções de aprendizagem,conhecer e lidar com as tecnologias é um desafio a ser superado. Mas, desafios fazem parte da vida do professor constantemente.
A maioria dos alunos têm contato e sabe lidar facilmente com as tecnologias,basta ver a intimidade com que um bebê lida com um controle remoto e como uma criança ,mesmo sem ser alfabetizada ,lida com um celular.A tecnologia faz parte da vida deles desde o nascimento e a escola não pode negar este fator.Precisa sim ,usá-lo a seu favor e a favor do aluno.
O professor precisa planejar suas aulas de modo que na hora de apresentá-las aos alunos faça uso das tecnologias e encante seus alunos a cada aula. Se ele próprio tem dificuldades de lidar com certas tecnologias precisa superá-las. Os alunos podem ser seus aliados nesta tarefa. Eles gostam de contribuir e mostrar que também podem ensinar enquanto aprendem.
Zenaide da Silva.
Computador hoje não é mais um “acessório” e sim uma “ferramenta”. As crianças de hoje já são “alfabetizadas” na linguagem da informática, sabendo mais que seus pais e principalmente de seus avós.
Precisamos ensinar a utilizar este recurso corretamente. O computador tem que estar presente nas escolas, para que os professores direcionem este conhecimento para o crescimento do cidadão do futuro.
Valnei Mutti
Que a tecnologia esta aqui entre nós todos sabemos,é de grande importancia que levamos a técnologia para os centros rurais,é preciso que os alunos de pequenas escolas tenham integração com computadores ,internete,.Cada ano que passa a colonia rural esta ficando pequena,um dos grandes motivos é a falta de preparo das escolas e por parte do governo onde não investe em técnologia...talvez o governo invista mais,ai sim acredito que a tal técnologia seja aproveitada por completa.
O uso das tecnologias no contexto escolar integra os alunos à comunidade, à sociedade e a outros espaços produtores de conhecimento, contribuindo para a formação de cidadãos atuantes, livres, críticos reflexivos.
A utilização das tecnologias na escola hoje se tornou algo imprescindível, isto porque os alunos estão mergulhados num mar de informações e a grande maioria dos alunos já possuem acesso às mesmas em casa, em lan houses, no banco, na utilização da televisao, dos dvds, entre outros. Se a escola tem a função de fazer como que as gerações se encaixem e se engajem em suas épocas, nao há como a escola se safar de sua obrigação, isto porque, também todas as escolas de nossa GERED tem acesso às mídias, através de salas informatizadas e ou cursos no NTE de Ituporanga.
A utilização das tecnologias ( que nao sao apenas os computador e a internt) deve ser utilizada com um planejamento em que as tecnologias façam parte das metodologias dos professores em todas as áreas. É preciso que o professor conheça as possibilidades dos computadores e da internet, além de TV, DVD, rádio e outros para que ao planejar possa pensar em atividades que ajudem os alunos a aprender com a utilização dos mesmos. Se o professor souber onde encontrar softwares como o Hagáquê, o CMAP tools e outros que lhe servirao como subsídios poderá utilizar facilmente e com sabedoria as tecnologias.
Quanto a proposta pedagógica cada rede possui uma, mas no Estado de SC se trabalha com a teoria da atividade baseada nos estudos do russo Lev S. Vygotsky,numa proposta de interrelação entre o objeto de aprendizagem e o aluno, desta forma como já dito anteriormente é preciso que o professor conheça as possibilidades de uso das tecnologias para adequá-las às propostas vygotskyanas e o conceito de mediação pedagógica e de construção ( no sentido de apreensao) de conhecimentos.
Para romper com as práticas apenas instrumentais, como o uso do computador para passar o tempo ou de um vídeo para matar aulas, é preciso que o professor tome consciente do poder que está em suas mãos de formar cidadãos críticos e conscientes ( o que todo PPP coloca, mas nao cumpre). Porém, é preciso que aqueles que sao responsáveis pela prática pedagógica nas escolas tomem pra si essa função: a de conscientizar para o uso das tecnologias sem ser para passar tempo. Estes devem se aperfeiçoar cada vez mais e levar para reunioes, conversas informais e formais, sugestoes, sites interessantes, filmes que caberiam em determinada disciplina, entre outros. Também a GERED tem oferecido cursos anualmente para todas as escolas e nao está se aperfeiçoando aquele que nao quer.
Gostei do Blog de vocês.
A tecnologia ajuda a ensinar, vamos melhorar a educação com a participação de todos. Transformando sonhos em realidade, com a inclusão digital. Parabéns...continuem...
Abraços...
Silvina
A tecnologia (computador, internet, tv, dvd, etc.) aparece como recurso pedagógigo facilitador na construção do conhecimento. Não vivemos mais na escola da educação "bancária", em que o professor era o único "conhecedor" e depositava esse conhecimento (muito conteúdo) no aluno. É preciso interagir com estes meios, conhecê-los, aprender a utilizá-los, afinal, esta é a realidade dos nossos alunos. Hoje, eles vêm para a escola recheados de informações, numa velocidade desenfreada. Cabe a escola, aos professores selecionar estas informações e transformá-las em conhecimento. Como o ditado já diz: se você não pode com ela, junte-se a ela.
Mas, tudo isto com responsabilidade, respeito e consciência, e vale para todos, afinal, nada substitui o calor humano.
Com a evolução das tecnologias e o mundo globalizado, não podemos pensar a ESCOLA ( que é as vezes o único lugar onde os alunos tem o apoio para o conhecimemto) ficar fora deste contexto. Penso que os professores são a chave mestre deste processo.Eles devem estar bem preparados para usar toda essa tecnologia, não apenas no manuseio delas, mas em atividades prática, para que atingam o objetivo da educação que é o ensino/aprendizagem.
Fiquei irradiante com a performance deste espaço colaborativo. Parabéns pela inicativa!
Abraços
Luiz Napoleão Vieira
Não há mais como falar em educação sem mencionar o uso das tecnologias de informação e comunicação.
Nossos alunos e professores, estão a cada instante, interagindo com as mais diversas tecnologias.
Alguns professores ainda fazem uso da sala informatizada para "passar o tempo" quando não tem sua aula planejada e/ou organizada. Que bom que em SC, na rede estadual de ensino, temos os professores orientadores para estas salas informatizadas, para que esses equívocos não ocorram mais.
Vamos apostar no trabalho destes orientadores, pois eles estãos sendo capacitados para desenvolver um bom trabalho com os alunos e também junto aos professores, podendo ajudá-los a planejar aulas, pesquisas, atividades e tudo mais que as tecnologias nos proporcionam.
O uso das tecnologias de informação e comunicação deve estar embasado numa proposta pedagógica em que professor e aluno sejam autores críticos de seu conhecimento. Há muito lixo sendo utilizado em trabalhos meramente "copiados" da internet, por exemplo. O professor precisa saber orientar seus alunos ao bom uso das tecnologias, ao aproveitamento delas para crescer, para ampliar seus conceitos, seus conhecimentos, seuas formas de comunicação, tendo uma visão crítica do que está sendo apresentado.
A tecnologia está inserida em nosso cotidiano muito mais do que nos damos conta. Através de revistas, jornais, rádio, TV, internet, nossos alunos obtém um grande número de informações com grande presteza. Nos docentes precisamos nos adequar ao use de tais tecnologias, a fim de, com grande agilidade e precisão trazermos aos nossos alunos o maior número de informação possível de forma atraente e moderna com a mesma rapidez com que as tecnologias se atualizam.
Hoje em dia é claro que o uso de qualquer tecnologia em sala de aula é muito mais atraente e abrangente do que um simples quadro e giz.
A internet, por exemplo, é um meio amplo e prático de pesquisas e atividades que pode ser usado como recurso para as aulas, além de nos manter informados e atualizados para um melhor andamento do trabalho pedagógico.
Valesca
Nas escolas a infomática vem com o princípio de ensino aprendizagem, trazendo apoio para os professores.
Fica dificil imaginar uma escola sem o uso das tecnologias, este instrumento serve para incrementar conteúdos trabalhados pelos professores como também fazer com que a comunidade escolar tenha acesso e informação sobre o que esta acontecendo no ambiente escolar.
Vanessa
PARABÉNS ELIANE E VANESSA!
CONSEGUI DAR UMA OLHADINHA EM TODOS OS BLOGs DISPONÍVEIS NESTE FÓRUM.GOSTEI MUITO DO DE VOCÊS. ESTÁ BEM MOVIMENTADO. É SINAL QUE CONSEGUIRAM REALIZAR BEM ESTA ATIVIDADE DO CURSO DE GESTÃO.
CONVIDO-AS A VISITAREM O BLOG DO ROBERTÃO.
AGRADECEM TEREZINHA E MÁRCIA.
Postar um comentário
Deixe seu comentário para a escola.