sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Leituras

O incentivo a leitura, é ordem na escola, e não poderia ser diferente, uma boa leitura traz benefícios imensos para a formação das crianças.
A professora Adriana sempre incentiva seus alunos a estarem lendo seus livros em ambientes agradaveis onde possam se concentrar, seja na sala de aula, no pátio da escola, em uma sombra bem boa... lá estão os pequeninos, mergulhando nas histórias.
Mas o incentivo também é importante que aconteça em casa, e o Blog da umas dicas a você Papai e Mamãe para que possam ajudar seus filhos a obterem esse hábito tão gostoso que é a leitura:
A Leitura deve ser uma atividade agradável de lazer, mas a prática regular de leitura vai construir fluência, vocabulário e compreensão de textos progressivamente mais avançados. Incutir hábitos regulares, e trabalhar juntos para atingir metas.
Crie uma rotina. Nossos alunos tem a disposição muitos títulos da
biblioteca da escola,e estes podem ser levados para leitura em casa, ajude seu filho a fazer disto um hábito, as vezes a leitura na mesma hora todos os dias é a melhor prática.
Proporcione um lugar tranquilo e confortável para leitura. É difícil se concentrar com o televisão ligada, música ou telefone tocando. Pergunte a seus filhos onde eles se sentem mais confortáveis. Sentar-se, reclinado sobre almofadas, ou mesmo deitado, é ótimo contanto que eles sejam capazes de se concentrar. Tenha certeza que existe iluminação adequada. Além disso, certifique-se de fazer exames oftalmológicos, seus filhos talvez precisem de óculos. Às vezes, quando as crianças ficam relutantes em ler, é porque sentem os seus olhos sendo forçados. Sentar-se para ler pode ser um momento aconchegante, em que as crianças podem deixar sua imaginação fluir.
Faça seu filho ler em voz alta para você ocasionalmente.
Faça-os ler em voz alta para você ocasionalmente.
Evite corrigi-los quando lendo, isto irá torná-los mais acanhados, mas ficará tudo bem para eles se pedirem uma eventual ajuda com uma palavra. Se você notar que ele tem dificuldade para ler mais de 5% das palavras (cerca de 5 palavras numa página de um capítulo num livro comum) este livro pode ser muito difícil para seu filho no momento.
Compre novos livros regularmente. Tenha um lugar especial para os livros, o seu filho deve ter pelo menos uma cesta ou uma caixa para a sua coleção de livros. Mantenha fora do alcance dos irmãos mais novos, que podem não saber ainda como cuidar dos livros. Desafie o seu filho a passar a ler livros mais difíceis ao longo do tempo. Seus filhos precisam de um empurrãozinho para livros mais desafiadores. Fale “ eu aposto que você está pronto para ler este livro”, em vez de, Eles podem não querer ler algo que acham que é difícil, mas eles vão ter orgulho de terem maior capacidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a escola.