quinta-feira, 17 de junho de 2010

Bullying...afinal o que é isso??? O que tenho a ver com isso?

Embora a palavra seja nova, a prática do bullying é bem antiga, infelizmente!
O texto abaixo esclarece um pouco mais sobre esta realidade alarmante que vem fazendo parte cada dia mais do cotidiano escolar.
Cabe a cada um de nós, através de ações concretas, deve combater e denunciar esta prática!
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

A palavra inglesa Bullying ainda não tem uma tradução para o português, mas significa valentão, brigão, ameaça ou intimidação e, embora seja ainda pouco conhecida, refere-se a uma prática freqüente nas escolas.

"O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade de Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater.
Bullying são todas as formas de atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam o outro. Atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e outras formas que causam dor e angustia, e executados dentro de uma relação desigual de poder que são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima."

Estas informações foram retiradas do site http://www.eduquenet.net/bullyng.htm
Quem tiver curiosidade vale a pena conferir mais informações sobre o assunto.

Alunos da EEF Mont'Alverne desenvolveram projetos anti-bullying na Escola, eles serão nossos multiplicadores na luta contra esta prática de violência.
Junte-se a nós!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a escola.