Brasileiros! Doemos ao Brasil a nossa raça, a nossa fé. Doemos o sorriso de nossas crianças e a energia de nossos jovens. Avancemos para corrigir os erros do passado. Vamos construir um país melhor!
Educando para o Futuro
A Escola de Ensino Fundamental Mont' Alverne, possui uma Fanfarra, denominada
“OS CARDEAIS”,
que foi criada em 1975 pela Diretora da Escola, Professora Terezinha Frainer e pelo Professor José Fernando Sens. Apresentou-se pela primeira vez com 39 (trinta e nove) integrantes e hoje, a Fanfarra “OS CARDEAIS”, conta com aproximadamente 110 (cento e dez) integrantes. É dirigido e ensaiado pelos Amigos da Escola o radialista Eronildo de Oliveira, Vanderlei Schwambach e Volnei Schwambach . A Fanfarra “OS CARDEAIS”, durante sua existência, já abrilhantou acontecimentos Cívicos e Sociais da Escola, Cidade, Região e Estado de Santa Catarina.
Confira em breve, aqui no Blog uma matéria especial, com relatos, fotos históricas e muita história de nossa fanfarra.
confira as fotos do ensaio OS CARDEAIS 2009:
.Esta é a lei entre as 8º séries
Toda sexta feira, as oitavas séries, vê-se na obrigação de pagar um mico.
Não existe outra opção:
Paga ou....Paga.
Quem não vier caracterizado com o "mico" do dia paga uma quantia que vai para a caixinha de economias da turma.
O objetivo é angariar fundos para festa de confraternização ao final do ano.
Você faz xixi no banho? Se ficou com carinha de nojo, pode parar com isso o papo é bem sério.
Ao acessar o site www.xixinobanho.org.br, você responde, de cara, a pergunta que não quer calar: você faz xixi no banho?
Até agora 76% das pessoas, na intimidade de seus computadores, admitiram aliviar-se nas quentes águas do chuveiro.
O site, que incentiva a prática do xixi no chuveiro, garante que o ato não é nada de nojento. Segundo a ONG, o xixi é composto por 95% de água, sendo que os demais 5% possuem substâncias como uréia e sal.
Fazendo xixi no banho, cada pessoa economiza pelo menos uma descarga por dia, e vale lembrar que as descargas se utilizam do reservatório de água potável das cidades. O xixi no banho, portanto, economiza água potável.
O site traz ainda algumas outras informações interessantes, como o fato de que, na região sudeste, 80% da água que uma pessoa gasta durante o dia é dentro do banheiro (na pia, no chuveiro e no vaso sanitário).
Mais que uma divertida curiosidade, a enquete propõe uma reflexão sobre o desperdício de água no dia-a-dia e sobre como pequenos atos podem ajudar todo mundo a viver no tão desejado mundo melhor.
O que mais você pode fazer?
- Em vez de lavar a calçada, varra e recolha a sujeira
- Na hora de lavar a louça, abra a torneira apenas para enxaguar
- Evite deixar a porta da geladeira aberta
- No banho, quando for se ensaboar, tente manter o chuveiro fechado
Os principais fatores para o impacto positivo da participação são o nível de escolaridade dos pais, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a bens culturais. Os resultados de avaliações nacionais do Ministério da Educação (MEC) e de índices de aprovação e evasão mostram que os alunos já chegam à escola com diferenças em relação a seus pares, ou seja, a condição e estrutura familiar é determinante para colocar um estudante vantagem ou desvantagem desde o início do ensino fundamental.
A parceria pais + professores se tornou tão importante que nos Estados Unidos já existem políticas públicas específicas para estimular a presença dos pais no ambiente escolar. A escola de educação da prestigiada Universidade de Harvard criou até o Harvard Family Research Project, iniciativa dedicada a aproximar pais e escolas. No Brasil, o MEC, secretárias estaduais e municipais começam a se engajar nessa luta para envolver a família. As escolas brasileiras mais bem colocadas no Ideb (índice de desenvolvimento da educação básica) também têm estratégias para atrair os pais para dentro da escola. "Isso faz a diferença entre uma boa escola e uma mediana", diz Eliana Aparecida Piccini Coelho, diretora da escola André Ruggeri, de Cajuru (SP), com nota 7,9 no indicador governamental.
Além de estar diretamente ligada às boas notas, a participação dos pais facilita transições, como a da educação infantil para o ensino fundamental, fortalece vínculos sociais e valores. E acompanhar o boletim e ir as reuniões não é tarefa exclusiva da mãe. Pelo contrário, pai também deve participar, pois algumas pesquisas indicam que a presença da figura paterna influi na postura do aluno em relação ao estudo e aos professores.
Está difícil começar a participar mais ativamente? Siga o mandamentos do pai e da mãe nota 10:
1) Atualize-se e estude com seu filho. Ajude-o no dever de casa.
2) Pergunte sempre: o que você aprendeu na escola hoje?
3) Dê o exemplo. Mostre como é legal ler e estudar.
4) Leia para ele. Esse simples ato o incentivará a ler.
5) Descubra se ele tem alguma dificuldade de aprendizado ou de relacionamento.
6) Vá a todas as reuniões de pais e mestres. Participe e dê sua opinião.
7) Informe-se sobre os problemas da escola: há professores que faltam demais?
8) Faça elogios sinceros e reconheça o potencial dele.
9) Jamais permita que ele abandone os estudos ou falte às aulas sem precisar.
10) Acompanhe o boletim escolar dele e comemore os avanços!
11) Converse com os professores e dirigentes escolares. Cobre uma Educação de qualidade.
Fonte: educarparacrescer.abril.com.br/
A escola Mont'Alverne visa integrar as comemorações da festa junina com projetos Social, isto é exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida. Nossas comemorações juninas começaram com atividades em sala relacionadas à data, gincana e festa junina, estas acontecendo simultaneamente.
E como outros anos, mais uma vez a arrecadação de peças de roupas foi sucesso total, superando todas as expectativas, a escola agradece todos os pais e alunos, que contribuíram para que muitas famílias recebam as doações.
As peças de roupas foram encaminhadas para a Ong Irmã Paulina, onde foi dividida entre famílias carentes da nossa Cidade.